terça-feira, 23 de outubro de 2007

Manipulações e joguinhos baratos!


Hoje penso como é triste a vida das pessoas que jogam e manipulam a vida dos outros! Mas normalmente quem faz isso é porque sofre degenerativamente de uma insegurança pessoal sem conseguir ultrapassar isso. Ainda mais, sofrem de uma carência afectiva que os faz manipular e jogar com a vida dos outros porque a sua própria vida é sem sabor, como aquelas gomas que comemos e sabem todas ao mesmo!
Mas o que é triste quanto a mim, é ver que as pessoas que são na realidade BOAS pessoas cairem nestes jogos ou manipulações de quem se acha mais importante, bonito ou inteligente, menosprezando sempre os outros, quando na realidade são uns pobres coitados ou coitadas! Manipular é levar alguém a fazer o que nós queremos, mas nem sempre é o que a outra pessoa quer, e mais cedo ou mais tarde as coisas acabam sempre por correr mal para quem joga (isto é a minha parte de ingenuidade a achar que os maus têm obrigatoriamente de acabar mal na vida)! :)
Normalmente quem joga constrói castelos muito altos e depois num simples puf....tudo se desmorona e as peças caem e nem percebemos como, onde e quando! Olham, e dificilmente conseguem colocar tudo de pé outra vez, porque aquilo que constroem não tem uma base solida. Contrariamente aquele que faz castelo juntando as peças e cimentando-as da maneira correcta, até poderá ver cair uma ou outra peça de vez em quando! Faz parte do processo, mas dificilmente verá tudo a desmoronar-se!!!
Isto porque jogar deve ser sempre uma vontade voluntária de uma ou mais pessoas, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias (as pessoas devem saber sempre as regras do jogo!!!!) dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de adrenalina e alegria e de uma consciência de ser diferente do cotidiano da vida!
A mim só me resta a esperança de ver algumas pessoas a apanharem as peças e colocá-las de volta, mas desta vez da forma correcta!
Mas como já não acredito no coelho da páscoa :) existem sempre aquelas que nunca vão aprender com os erros que cometem e desses sim tenho pena, porque vão continuar a ser pessoas que no final da vida e depois de muito espremer sai apenas uma gota de um sabor tão amargo......lamento! :)

3 comentários:

Unknown disse...

Concordo plenamente.
Manipulação é algo que deve ser usado para beneficio mutuo. Isto é, se uma pessoa manipula outra com o intuito da pessoa manipulada se sentir bem consigo próprio e maximizar a sua performance nas mais variadas áreas, tais como, arte, cinema, desporto, ou até mesmo no mais comum emprego pode ser algo positivo para ambas as partes. Agora quando essa acção é feita com a intenção da pessoa, que designarei de manipulador, se sentir bem e, essencialmente, algum poder sobre o individuo manipulado com beneficios apenas para o individuo manipulador, é algo bastante feio.

Catarse disse...

É ao amigo que cumpre desempenhar o papel de observador independente, afastado do turbilhão de acontecimentos e emoções que turvam a melhor percepção do manipulado e aconselhar um caminho melhor (não há só um caminho certo mas há uma diferença clara entre marrar contra a parede e lutar por algo).

Num caso conhecido em concreto, a manipulação nem sequer é subtil e não esconde nadinha os objectivos de auto-gratificação a que se propõe. Sai dessa, é o conselho a dar nesses casos.

Longe de mim aconselhar alguém a desistir do que verdadeiramente quer, mas, em primeiro lugar, é preciso ver se algo de bom poderá sair dessa situação, o que neste caso não me parece possível - era preciso inverter as posições de poder e domínio e mudar maneiras de ser -, em segundo lugar, era preciso que as duas pessoas, dúvidas à parte sobre o sucesso da relação, quisessem apenas o bem estar uma da outra, o que também não me parece ser o caso, em terceiro lugar, acho sinceramente que, com a distância necessária, nem sequer é alguém que mereça tanto esforço, sofrimento e dedicação.

Aconselharei sempre todos a lutarem por aquilo que querem, mas também é preciso saber quando parar. Além disso, a intensidade do esforço que colocam nessa luta deve ser proporcional ao desejo que sentem e aos sacrifícios envolvidos. Nem todas as tentativas correrão pelo melhor mas acho que é essa a diferença entre os "maus da fita" e os restantes personagens deste filme: força de carácter para manter intactos os princípios seja em que situação for - é o raio do equilíbrio entre os fins e os meios e o que justifica o quê.

Saludos Calorosos!
A Catarse continua!!

Lídia disse...

... nem mais! Realmente o que descreves é tão triste... acho mesmo que temos de ter paciência principalmente com aqueles que amamos. Perdoar faz parte da amizade. Quando falamos de pessoas que não nos são próximas resta-nos esperar para vê-las cair. E que tombo!!!!